sexta-feira, maio 25, 2007

TRANSPORTE: prefeito decreta aumento de tarifas, em São Sebastião

O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, decretou o aumento da tarifa do transporte coletivo urbano.

A relação do Executivo com as empresas que operam o sistema está sob desconfiança há algum tempo. O próprio prefeito já havia antecipado a possibilidade de que algo, além do interesse público, permeasse essa relação.

Em razão disso, assim que tomou posse, em 2005, promoveu a revogação do aumento autorizado pelo prefeito que o antecedeu, decretado às vésperas da entrega do cargo, afirmando o seguinte:
Vamos honrar tudo o que falamos em palanque. Uma das coisas que nós dissemos é que nada será feito em prejuízo da comunidade sem que se passe por uma discussão exaustiva, envolvendo todos os segmentos interessados. Dentro disso, trouxe e faço questão de assinar, já que empossado estou, portando, no cargo de prefeito, um decreto revogando o vergonhoso aumento do preço das passagens de ônibus. Se vai haver aumento ou não, isso terá de ser discutido com esta administração, com a comunidade como um todo. Quero saber o que leva o empresário a solicitar aumento e porque é dado a dois dias do fim de um mandato” - leia mais
aqui.

Ressalte-se que este foi o segundo aumento de tarifa concedido pelo prefeito Juan Garcia. Tanto no primeiro, em 2006, quanto neste, o prefeito não promoveu a tal ‘discussão exaustiva, envolvendo todos os segmentos interessados’, que apregoara. Esse é um traço da sua conduta administrativa: pregar regras para os outros e refugiar-se na exceção.

Ocorre também que, além de decretos municipais, há um processo criminal, por extorsão e formação de quadrilha, em que o prefeito Juan Garcia e alguns amigos foram indiciados, por suposta oferta de vantagens à empresa Autoviass em troca de recursos financeiros para a campanha eleitoral de 2004. Clique aqui para acompanhar o andamento do processo.

Portanto, tenhamos paciência, porque o ônibus tarda, mas não falha...

Leia: Sai Autoviass, entra Ecobus - 4 de fevereiro de 2006

Nenhum comentário: