quinta-feira, maio 17, 2007

OPERAÇÃO NAVALHA: autoridades públicas e empresários lotam camburões

Fonte: O GLOBO ONLINE
PF desarticula esquema de fraudes milionárias em licitações

Publicada em 17/05/2007 às 14h50m
Jailton de Carvalho, Henrique Gomes Batista, Monica Tavares e Alan Gripp - O Globo; GloboNews TV; TV Globo

BRASÍLIA - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta - feira a Operação Navalha e prendeu autoridades públicas - como prefeitos, secretários e políticos - e intermediários ligados à construtora Gautama, de Salvador. A empresa é acusada pela PF de operar uma "organização criminosa infiltrada no governo federal, e em governos estaduais e municipais", com objetivo de obter lucros na execução de obras públicas. Segundo a PF, teriam sido fraudados programas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Luz Para Todos.
O empresário Zuleido Soares Veras, dono da Gautama, é um dos presos. Segundo o Blog do Noblat, a empresa comemorava a pré - qualificação para disputar a transposição do Rio São Francisco, conquistada nesta semana.
Entre os 43 presos até as 12h, estão ainda Ivo Almeida Costa, assessor especial do gabinete do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau; o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Roberto Figueiredo Guimarães; o ex - governador do Maranhão José Reinaldo Tavares; o deputado distrital Pedro Passos (DF); o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano (PT); o secretário de Infra - estrutura da Bahia, Iran Ferreira; o diretor do Detran de Alagoas Márcio Fidelson Menezes Gomes; o prefeito de Sinop (MT), Nilson Leitão (PSDB); o superintendente de produtos de repasse da Caixa Econômica Federal, Flávio José Pin; João Alves Neto, filho do ex - governador de Sergipe João Alves. O BRB é o banco oficial do governo do Distrito Federal.
Leia mais...
Confira a lista de presos

Assista ao vídeo:
PF prende 46 por fraudar obra pública

Nenhum comentário: