sexta-feira, maio 11, 2007

CORREDOR DE EXPORTAÇÃO: editorial do Valeparaibano

Fonte: Jornal Valeparaibano
11/5/2007
Editorial
Enigma Viário
Estado precisa agir de maneira mais transparente no projeto de duplicação da rodovia dos Tamoios


O projeto de duplicação da rodovia dos Tamoios ameaça se transformar em uma interminável novela diante de tantas modificações e alterações no cronograma da obra por parte do governo do Estado.

Dessa maneira, o corredor de exportações, a medida de maior impacto do programa de governo de José Serra (PSDB) para a região, torna-se, a cada dia que passa, apenas mais uma remota promessa de campanha na percepção dos eleitores.

Até as cifras envolvendo a obra na rodovia que liga São José ao Litoral Norte são inconstantes. Agora, o governo projeta um investimento de R$ 2 bilhões, que inclui a duplicação do trecho de serra e de planalto da estrada e a construção de anéis viários de contorno em Caraguá e São Sebastião.

O Estado também não explica, de maneira clara, por que até hoje não foi elaborado um projeto executivo para a realização da obra no trecho de serra da Tamoios. Enquanto a proposta de duplicação dos 60 quilômetros na área de planalto conta com o relatório de impacto ambiental já encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, não existe nenhuma previsão para os 14 quilômetros que atravessam o Parque Estadual da Serra do Mar.

O governo minimiza o problema, diz que pretende iniciar a duplicação pelo trecho de planalto e providenciar, nesse meio tempo, a proposta técnica ainda pendente. Mesmo assim, não existe nenhum cronograma claro para a obra - tudo vai depender da concessão das rodovias Dom Pedro 1º, Ayrton Senna e Carvalho Pinto já que caberia à empresa vencedora da concorrência a maior parte dos investimentos na estrada.

A Secretaria Estadual dos Transportes afirma que o processo de concessão está em andamento e os primeiros lotes estão prestes a ser definidos. No entanto, trabalha-se mais uma vez sem nenhum prazo oficial.Se o governador José Serra pretende realmente tratar como prioridade a questão do corredor de exportações, deve mudar radicalmente os procedimentos em relação às obras na Tamoios.

Em primeiro lugar, deve haver uma divulgação mais pormenorizada do que será feito na rodovia e o estabelecimento de um cronograma oficial. Além disso, seria interessante criar mecanismos de acompanhamento do projeto pelos eleitores.O Estado não pode ignorar, por fim, a necessidade de uma ampla discussão sobre o impacto ambiental da duplicação do trecho de serra da Tamoios, sob o risco de enfrentar impasses similares aos que inviabilizaram outros projetos na região, como a já lendária 'Rodovia do Sol'.
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COMENTÁRIO:
Enquanto o governo do estado de São Paulo pensa, o
porto de Itajaí vai captando negócios entre as empresas paulistas e acaba de atracar o maior navio de sua história, medindo 260 metros, movimentando 6 mil toneladas de cargas (foto).

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