quinta-feira, maio 10, 2007

PORTOS: Santos autoriza construção do maior terminal multimodal do Brasil


Fonte: A TRIBUNA
Quinta-Feira, 10 de Maio de 2007
Cidade aprova início de obras de terminal
Da Redação
A Embraport, do grupo Coimex, obteve ontem o alvará de construção da Prefeitura de Santos para iniciar as obras de seu terminal(foto), que movimentará principalmente contêineres e granéis líquidos (etanol, em especial). Estimado em US$ 500 milhões, o emprendimento será a maior instalação portuária privada multimodal do Brasil e é considerado estratégico na expansão do complexo santista, ampliando sua capacidade operacional em 10%.
Os trabalhos devem começar em outubro e os primeiros embarques e desembarques, em 2010. Até 2015, a unidade estará em plena capacidade, escoando até 10 milhões de toneladas anuais. Neste ano, Santos poderá operar 83 milhões de toneladas, apesar de ter uma capacidade limite de 130 milhões de toneladas.
A assinatura do alvará ocorreu no Paço Municipal, na tarde de ontem, durante cerimônia que reuniu alguns dos principais diretores do grupo Coimex, o prefeito João Paulo Tavares Papa e vários de seus secretários. O terminal será erguido na Área Continental de Santos, na Margem Esquerda do estuário, entre a Ilha Barnabé e a Base Aérea de Santos, em frente à Ilha Diana. Ocupará um terreno de 800 mil metros quadrados adquirido pela companhia (diferente das demais instalações do porto, que estão em áreas da União arrendadas).
A importância do empreendimento para a Cidade e o porto foi destacada por empresários e autoridades. ‘‘Sem essa ampliação, Santos encontraria dificuldades para atrair novos navios. Teremos instalações para receber cargueiros de 8 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou de até 10 mil TEUs, que devem começar a vir para cá em 10 anos’’, afirmou o vice-presidente do Grupo Coimex, Orlando Machado Júnior.
Em seu discurso, o prefeito João Paulo Papa lembrou que foram necessários nove anos para o projeto obter seu licenciamento ambiental. Diante de projeções da Codesp, de que Santos deve atingir o limite de sua capacidade operacional em sete anos, ele cobrou uma maior rapidez de autoridades e empresas nos planos de ampliação do cais.
Como parte das contrapartidas para obter as licenças do Ibama, a Embraport irá manter 500 mil metros quadrados de área ao lado de suas instalações como reserva ambiental. Também criará uma unidade de conservação de manguezais na Área Continental de Santos, a primeira da Cidade. O termo de compromisso com a Prefeitura para a criação da unidade de conservação também ocorreu ontem.
Dados técnicos
Cargas
Inicialmente, o terminal da Embraport poderá operar contêineres e granéis líquidos. Totalmente instalado, irá embarcar e desembarcar ainda carros e carga geral

Capacidade
A instalação poderá movimentar 10 milhões de toneladas por ano, quando totalmente implantada (a partir de 2015)
Contêineres
Em seu primeiro ano, a Embraport prevê a operação de 460 mil contêineres. Sua capacidade máxima será de 1,2 milhão de unidades

Granéis líquidos
Em sua fase inicial, poderá escoar 2 milhões de metros cúbicos. A partir de 2015, deve chegar a 5 milhões de metros cúbicos

Área
Terá 800 mil m2 de área construída. Serão cerca de 600 mil m2 para o pátio de contêineres, 100 mil m2 para os tanques (com capacidade para guardar 126 mil m3) e 100 mil m2 para armazéns, sistema viário, áreas administrativas e gates. Ao lado, haverá 500 mil m2 de reserva ambiental.

Nenhum comentário: