sexta-feira, maio 18, 2007

DENGUE: balanço estadual

Fonte: FOLHA ONLINE
18/05/2007 - 02h30
Epidemia de dengue atinge 90 cidades de SP
GIOVANNA BALOGH do Agora


O último balanço da dengue divulgado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) mostra que 90 dos 645 municípios do Estado de São Paulo enfrentam uma epidemia da doença.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, é considerado estado de epidemia quando existem mais de 300 casos por 100 mil habitantes.
A cidade de São Paulo não está entre as 90 cidades.Apesar de a situação atingir 14% das cidades, a secretaria afirma que só será decretada epidemia em todo o Estado se for atingido o número de 136 mil casos. Até a última sexta-feira (11), foram notificados 31.571 registros da doença. No mesmo período de 2006, segundo o CVE, havia 43.279 registros.
Leia mais...
Consulte estatísticas anuais
Guia básico Dengue – Elaborado pela SUCEN – Superintendência de Combate de Endemias

Leia também:
- Prefeitura realiza série de ações de combate ao 'pernilongo comum' em todo o município
- Nebulização - “Nesta semana, a Sesau também inicia a nebulização nos bairros da Costa Sul. Durante um mês, entre os dias 14 de maio e 14 de junho de 2007, o carro-fumacê estará realizando a aplicação ambiental de inseticida, sempre a partir das 17h, entre as praias de Maresias e Boracéia, na divisa com Bertioga. O serviço só não será feito em caso de chuva.Boiçucanga é o bairro que registra o maior número de casos confirmados. São 15 desde o começo do ano. Já Maresias tem seis casos da doença. A Sesau, através da Vigilância Epidemiológica, vem realizando ainda um arrastão na região retirando possíveis criadouros do mosquito transmissor, além de conscientizar os moradores para evitar guardar recipientes que acumulem água.”
- Ubatuba: município confirma mais de 4.000 casos de dengue

COMENTÁRIO:
Há divergências relevantes entre os números de casos de dengue registrados pelos municípios e o CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica. Espero que a realidade não indique outros ainda mais preocupantes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Vitório ,acompanho suas preciosas informações há muito tempo e atualmente tenho acessado diariamente seu Blog indispensável !! Parabéns pela matéria , e acredito que revogação mencionada é fruto de um novo "bom relacionamento" entre o prefeito e o atual chefe do Legislativo (a quem um dia , em passado recente, foi imputado pelo prefeito a tentativa de extorsão mediante propina de R$ 150 mil de uma empresa de ônibus) . Infelizmente preciso manter-me anônimo pois sou funcionário público contratado e o assédio moral na minha secretaria é ostensivo e diário !!Ai daqueles que tiverem opinião divergente à "deles" . Um abraço e boa sorte .

Anônimo disse...

Vitório, da Georgeta. Sou semi-anônima. Minha placa mãe não suporta mais uma senha.
Sobre os casos de dengue...
Trinta e um casos? Esse número se refere aos meus amigos, né?
Donde surgiu essa in.. formação?
bjs
Georgeta

Vitório M. M. Papini disse...

Geo,

A fonte é o CVE - Centro de Vigilância Epidemiológia, SES/SP. Clique no link 'Consulte Estatísticas Anuais' para abrir a planilha das semanas 1 a 16, de 2007, casos autóctones.
Ressalvo que no caso de Ubatuba há uma discrepância enorme entre os dados do CVE e aqueles levantados pela secretaria municipal de Saúde. Creio que sobre São Sebastião também ocorra problema semelhante.
Fiz um alerta a esse respeito em 'COMENTÁRIO'. Leia as justificativas sobre as divergências de dados em 'Ubatuba: município confirma mais de 4.000 casos de dengue'.
Todos os links têm acesso livre.