terça-feira, maio 15, 2007

MEIO AMBIENTE: Cetesb divulga indicadores ambientais 2006

A Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental é o órgão do governo do estado de São Paulo responsável pela avaliação e controle da poluição ambiental.

Anualmente, o resultado desse trabalho é consolidado e divulgado, através de relatórios de indicadores ambientais. Já estão disponíveis para consulta:
-
Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2006;
-
Relatório de Qualidade do Ar no Estado de São Paulo;
-
Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo;
-
Relatório de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo; e
-
Relatório de Qualidade das Águas Subterrâneas.

O Inventário de Resíduos Sólidos Domiciliares pontuou o IQR – Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos de Caraguatatuba em 2,5 (condições inadequadas) e de Ubatuba em 3,6 (condições inadequadas). São Sebastião e Ubatuba obtiveram pontuação 10.

Para São Sebastião o custo dessa pontuação é de R$ 4,2 milhões anuais – preço que paga pela exportação do lixo municipal para o aterro Onix/Sasa, em Tremembé. Com a provável adesão de Caraguatatuba e Ubatuba ao sistema, em breve teremos consolidado o Corredor de Exportação do Lixo, ligando os municípios do Litoral Norte a Tremembé.

E assim vamos tocando a vida, entremeando ‘conferênxias’, ‘xeminários’, ‘worxops’ e relatórios prolixos.

Os prefeitinhos da região não se deram conta de que o primeiro passo para a implantação do Aterro Sanitário Regional é montar o consórcio municipal e nomear um administrador para cuidar exclusivamente do empreendimento. Tirem esses assessores e secretários do meio do caminho e contratem um Executivo para resolver essa questão, via consórcio municipal. Só assim é que a coisa vai andar.

Leia também:
Petrobras despeja poluentes no canal de São Sebastião
STJ pede a tribunais política ambiental

COMENTÁRIO:
Combinando as informações publicadas nesta postagem, já está mais do que na hora de o MP determinar providências à Petrobras/Transpetro, através de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta. Caso contrário, a solução da questão dos efluentes do emissário que a empresa opera continuará à mercê da boa vontade da estatal. O mesmo se aplica aos emissários utilizados pela Sabesp.

Nenhum comentário: