sábado, março 03, 2007

PORTO: Serra no planalto


Serra negocia com Lula transferência do Porto de Santos e da Ceagesp
Sexta-feira, 02 de Março de 2007 as 15:01
O governador José Serra esteve na manhã desta sexta-feira, 2, em Brasília para uma audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva. O governador tratou de três assuntos do interesse de São Paulo no encontro, todos ligados à melhoria da infra-estrutura do país, indispensável para um crescimento econômico mais robusto.
O primeiro envolve a regionalização do Porto de Santos, que Serra considera uma necessidade da economia paulista e brasileira. A idéia é entregar a gestão ao Governo do Estado de São Paulo, com a participação da União e dos municípios da área (Santos, Guarujá e Cubatão).
A administração passaria a ser inteiramente profissionalizada, sendo esta uma cláusula do contrato de transferência da autoridade portuária a São Paulo. Hoje, 80% da movimentação do porto de Santos tem origem ou se destina a São Paulo, sendo que sua ineficiência é transferida integralmente ao estado.
"São Paulo não pode aceitar que o porto seja um gargalo, desperdiçando oportunidades de investimentos, principalmente investimentos privados" afirma o governador José Serra. Conforme o governador, a regionalização do porto é uma "contribuição positiva e efetiva ao PAC."

Nenhum comentário: