quinta-feira, abril 26, 2007

PROJETO MEXILHÃO: estágio das decisões

Enquanto o Zé Mauro fica me aporrinhando:

26/4/2007 Diretor esclarece preenchimento de vagas na Base de Gás;
3/4/2007 Petrobras contrata norueguesa Acergy para gasoduto em Mexilhão;
29/3/2007
Definido consórcio que vai construir Base de Gás.

Mais:

Desapropriação
No início de maio o decreto que declara de utilidade pública a área da Fazenda Serramar onde será instalada a Base de Gás de Caraguá, que já passou pelo Ministério das Minas e Energia, deverá deixar a Casa Civil e partir para a mesa do presidente Lula. A desapropriação foi necessária porque a Petrobras e os proprietários da Serramar não chegaram a um acordo com relação ao preço da área.
Posse
Quando o presidente assinar o decreto, a estatal toma posse da área e continuará discutindo o valor com os proprietários. Ninguém fala em cifras das negociações, mas, a discrepância entre o que um pede e o outro oferece seria, segundo fontes dignas de todo o crédito, da ordem de 10 vezes.
Fonte: Jornal Imprensa Livre, Curtas, 26 de abril de 2007

De: Vitório M. M. Papini [mailto:vitoriommp@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 26 de abril de 2007 22:50
Para: 'zemauro'
Assunto: RES: Não consigo entender

Zé Mauro,
Procure mais informações sobre a matriz energética do país, as implicações geopolíticas dessa questão, o papel da Petrobras nessa história, o estágio das decisões sobre o Projeto Mexilhão, o posicionamento de outras organizações civis, de dirigentes municipais da região, da população mais diretamente interessada etc. Tudo isso, me parece, também pesa, né.
Quanto ao IBAMA, clique aqui. O Ibama está ‘em obras’ para atender o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, no qual o aumento da produção do gás natural é essencial...e urgente.
Eu não me intrometo no que vc ou qualquer outra pessoa queiram fazer em relação ao projeto. Disse que considero o projeto inevitável; que vou participar do processo de discussão da forma como foi organizado e está em andamento, numa tentativa de torná-lo mais positivo para a região.
É isso,
Vitório

De: zemauro [mailto:boissucanga@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 26 de abril de 2007 11:30
Para: Vitorio M. M. Papini
Assunto: Re: Não consigo entender

Agora entendo o que você acha.
Mas discordo de que é inevitável que teremos que engolir essa obra aqui.
Ao menos enquanto o IBAMA não der a Licença Previa pra a localização, ainda podemos esclarecer a verdade e esperar a decisão correta.
As justificativas do cabeçalho podem ser difusas, mas o objetivo não.
É uma pena que você ache que não podemos fazer nada para mudar.

Nenhum comentário: