terça-feira, abril 24, 2007

IPRS: riqueza, longevidade e escolaridade


Em 2000, durante o Fórum São Paulo Século XXI, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo incumbiu a Fundação Seade de criar um instrumento que permitisse o acompanhamento e a aferição dos desempenhos sociais e econômicos dos diferentes municípios paulistas.
Surgiu assim o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), sistema de indicadores socioeconômicos para cada município do Estado, destinado a subsidiar a formulação e avaliação das políticas públicas na esfera municipal. O levantamento do IPRS está em sua 3ª. edição – periodiocidade bienal, anos-base anteriores 2000 e 2002, ano-base atual 2004.

COMPOSIÇÃO DO IPRS
O IPRS é composto de quatro indicadores: três sintéticos setoriais, que mensuram as condições atuais de um município em termos de renda, escolaridade e longevidade – permitindo o ordenamento dos 645 municípios do Estado de São Paulo segundo cada uma dessas dimensões; e uma tipologia constituída de cinco grupos, denominada grupos do IPRS.

CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS
Grupo 1: municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais.
Grupo 2: municípios que, embora com níveis de riqueza elevados, não exibem bons indicadores sociais.
Grupo 3: municípios com nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais dimensões.
Grupo 4: municípios que apresentam baixos níveis de riqueza e nível intermediário de longevidade e/ou escolaridade.
Grupo 5: municípios mais desfavorecidos, tanto em riqueza como nos indicadores sociais.
Nota - Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba integram o grupo 2. Em 2006 (ano-base 2004) Ilhabela passou a integrar o grupo 1.

Fonte: Fundação SEADE e ALESP

Leia também:

Nenhum comentário: