quarta-feira, maio 08, 2013

CADÊ O JUÍZO, GOVERNADOR?


A instalação de um hospital regional no Litoral Norte, em atendimento aos pedidos de prefeitos da região, vai criando forma e antecipando que será uma péssima solução para São Sebastião, caso se confirmem as indicações de que o governo estadual irá transformar a Casa de Saúde Stella Maris, localizada em Caraguatatuba, no tão aguardado hospital regional.
O que se esperava era a construção de um novo hospital, de âmbito regional, para atendimento dos casos de alta complexidade, exclusivamente. No entanto, a nova arquitetura de gestão da saúde regional, no Atendimento Hospitalar e Ambulatorial, irá repartir entre São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba o custeio do atendimento hospitalar na região, livrando Caraguatatuba dessa responsabilidade e inclusive do atendimento ambulatorial, que ficarão a cargo do governo estadual.
São Sebastião já vem prestando serviços de saúde complementar à população de Caraguatatuba, no hospital e no pronto atendimento. A contabilidade desse fluxo adicional de pacientes está apontada nos registros de entrada de pacientes e nos registros de saída de recursos - imagem.
Mas não é apenas essa a questão. Para manter o atendimento hospitalar a sua população, a Prefeitura de São Sebastião viu-se obrigada a intervir no Hospital de Clínicas, desde 2007, passando a custear suas despesas e a resgatar passivos, enfim, uma operação de saneamento financeiro que ainda está em curso e não tem data marcada para encerrar-se. Mais ainda, está em andamento a construção de um novo hospital, na costa sul do município, que terá 65 (sessenta e cinco) leitos, que passarão a demandar recursos humanos, materiais e financeiros, a partir de 2014, com recursos próprios, governador.
Governador, pense bem, já temos muitos problemas, não precisamos de mais esse...      

Nenhum comentário: