segunda-feira, maio 13, 2013

BALANÇO DA CIA. DOCAS REGISTRA LUCRO OPERACIONAL


A históriado Porto de São Sebastião teve início em 1925, quando o Estado de São Paulo requereu à União a concessão para a exploração do porto. Suas obras começaram em 1.936. Em 1952 foi criada a Administração do Porto de São Sebastião, que passou a ser considerado PORTO ORGANIZADO, integrando a estrutura do Departamento Hidroviário, de lá passando ao comando da Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A, em 1989. Em 2007, foi firmado convênio de delegação para administração e exploração do Porto de São Sebastião, com duração de vinte e cinco anos, podendo ser prorrogado,nos termos da Lei nº 9.277, de 1996. Nesse momento, está em apreciação no Congresso a Medida Provisória nº 595/2012, chamada MP dos Portos, que não altera as condições estabelecidas pelo convênio de delegação, mas não se pode afirmar que isso não venha a ocorrer, antes de sua aprovação, prevista que ocorra ainda na próxima semana.
A Companhia Docas de São Sebastião foi criada em 1969, mas sua constituição foi regulamentada em 29 de agosto de 2007, através do Decreto nº 52.102, sob a forma de sociedade anônima, vinculada à Secretaria dos Transportes, com personalidade jurídica de direito privado, tendo por finalidade  administrar e desenvolver a infra-estrutura do Porto Organizado de São Sebastião.
A seguir, reproduzo informações extraídas do “Relatório de Administração 2012”, da Companhia Docas de São Sebastião, publicado no Diário Oficial, em 9 de abril de 2013, páginas 25 e 26. Neste link, Demonstrações Financeiras, você encontrará os dados consolidados da companhia, de 2008 a 2012, e neste outro, Movimentação, a evolução das operações de carga e descarga no porto comercial público, de 2007 a 2012.
Movimento
Em 2012 a Companhia apresentou o melhor desempenho da sua história, um crescimento de 61,5% de receita bruta, que atingiu R$ 22,3 milhões e lucro do exercício de R$ 828 mil; acréscimo de 31% no volume de cargas movimentadas em 2012, totalizando 878.317 toneladas. Os principais produtos movimentados foram: granéis sólidos (barrilha, 231 mil t.; sulfato de sódio, 155 mil t; malte e cevada, 154 mil t; ulexita, 39 mil t. e óxido de alumínio, 18 mil t.). Os tubos em 2012, do Projeto SAPINHOÁ , registraram a movimentação de 62 mil t. Destaca-se significativo acréscimo na movimentação e armazenagem de  veículos para exportação (22.569 unidades) e importação (11.919 unidades).
Expansão do Porto
Relativamente ao Projeto de Ampliação do Porto de São Sebastião, após as realizações das audiências públicas no exercício de 2011, em 2012, o IBAMA solicitou informações adicionais, as quais foram atendidas pela Companhia Docas de São Sebastião. A expectativa é que a Licença Prévia seja emitida pelo órgão ambiental ainda no primeiro semestre de 2013. O projeto de ampliação, que será feito em etapas, com a construção de lajes apoiadas em estacas de concreto, reduzindo assim interferências na natureza e preservando o meio ambiente, traz em sua concepção a valorização das questões ambientais e o compromisso com a responsabilidade social.
Por fim, no exercício, iniciou-se a implantação do projeto Porto Sem Papel, que tem por objetivo promover a desburocratização dos procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros, de forma a otimizar os processos de importação e exportação.

Mais informações: Porto de São Sebastião

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