quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Ranking Nacional da Violência



TRABALHO PARA O TRADUTOR DE ESTATÍSTICAS - A edição de hoje dos jornais apresenta o “Mapa Violência dos Municípios Brasileiros”, estudo realizado pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos, com dados compilados sobre mortes violentas no país, baseados no registro de óbitos do Ministério da Saúde, de 2002 a 2004.

São Sebastião, segundo o Ranking Nacional de Homicídios, ocupa a 28ª posição, o que lhe confere o título de cidade mais violenta do estado de São Paulo.

Sem querer questionar o valor científico da amostragem, embora a realidade atual nos cause a impressão de que essa condição, de cidade mais violenta, tenha regredido, seria importante que obtivéssemos uma resposta para a disparidade de informações entre os dados do estudo da OEI e aqueles divulgados anualmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, conforme o quadro acima apresenta.

Afinal, qual o fator que distingue tão determinantemente os relatórios sobre o cometimento de homicídios nos municípios paulistas?

Nenhum comentário: