sexta-feira, agosto 19, 2011

IMPACTO DOS ESGOTOS DERRUBA QUALIDADE DAS PRAIAS

A CETESB divulgou os relatórios 2010 de Qualidade das Águas Interiores e de Qualdade das Praias Paulistas. Matéria a esse respeito foi produzida pelo caderno Cotidiano/FSP Cotidiano/FSP, que traz também o ranking 2001-2010 das praias paulista.
Nessa apresentação (ranking) é visível a queda na qualidade das praias de São Sebastião, mais acentuadamente a partir de 2008. Em 2010, apenas cinco das vinte e nove praias monitoradas apresentaram condições de balneabilidade ‘boa’.
Em 2011, a classificação semanal das praias vem registrando condições próprias desde o início do ano, exceto nos resultados da coleta realizada no dia 24 de maio e naquelas praias que vêm apresentando indicadores impróprios há alguns anos, localizadas na região central do município.
São Sebastião lida com muitas situações de uso clandestino e indiscriminado das águas de seus mananciais, de déficit na rede de coleta e tramento de esgotos, de disposição criminosa de esgotos e outros resíduos em córregos e emissários urbanos e isso vem sendo praticado por pobre, ricos e empresas; a Petrobras é uma delas...
Estamos próximos do início da campanha eleitoral de 2012 e este assunto não pode ser ignorado na agenda dos candidatos, na construção dos programas de governo que submeterão ao debate, tampouco ser tratado como ‘coisa que dependa de investimentos do Estado”, porque as estatísticas da Cetesb revelam que a situação vem se deteriorando, ano após ano.

Falta tudo nesse cenário, menos o que planejar e fazer para reverter esse quadro... 

Nenhum comentário: