quarta-feira, abril 14, 2010

SAÚDE: TCE QUESTIONA REPASSES A PRÓ-SAUDE

Em São Sebastião, as contas da Saúde não param de surpreender. Além de questões relativas à atual administração, que vem sendo levantadas pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo está solicitando informações sobre os repasses realizados em 2008, pela Prefeitura de São Sebastião à empresa Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, no valor de R$ 18.427.821,42.

Essa pouca vergonha que está acontecendo na administração dos serviços de Saúde, cujo modelo adotado redundou no troca-troca de empresas que gerenciam o setor e no acúmulo de problemas relacionados à liberação de recursos, entre outros, só pode ser fruto de propósitos escusos dos prefeitos e secretários que se sucedem no poder. Ninguém é inocente nessa história.

Segundo balanço publicado pelo Instituto Sollus, de agosto a dezembro de 2009, o custo operacional superou as expectativas do projeto firmado com a Prefeitura, através do Termo de Parceria 6981/2009. A empresa esperar receber em 2010 o déficit realizado no período mencionado.

Enquanto isso, chegam notícias dando conta da precariedade existente no atendimento hospitalar: O equipamento em uso [autoclave] tem, no mínimo, quinze anos e não tem sobressalente. Segundo funcionários da instituição, há anos que ele quebra e funciona periodicamente, e no último mês já tinha quebrado várias vezes. A compra de um novo autoclave, cujo preço estimado é de R$ 30 mil, vem sendo solicitada à Prefeitura há vários anos.
“Este é um pleito nosso muito claro, desde que assumi, em julho passado”, diz Hyppólito, “independente do estado do aparelho existente e que está quebrado há quatro dias. Precisamos ter esta segurança”. Segundo ele, mesmo com a contratação do Instituto Sollus para gerenciar a Saúde do município, a compra de equipamentos é um investimento e isto, pelo contrato, cabe à Prefeitura fazer
(leia mais).

Pelo visto, a coisa não tem fim...


Leia também:

SAÚDE: SILÊNCIO REVELADOR

Nenhum comentário: