segunda-feira, setembro 23, 2013

OBTENÇÃO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO DO CONTORNO SUL

Uma das questões graves que acontece na implantação das obras do Contorno Sul é o fato de não estarmos envolvidos em seu processo de licenciamento. A participação das cidades, São Sebastião e Caraguatatuba, deveria ter sido estabelecida no contexto do EIA-RIMA, como um de seus programas, já que serão, sua população e seu território, afetados pelo empreendimento.
Essa 'participação', na fase de obtenção da licença prévia do empreendimento, deu-se por demanda, do empreendedor (DERSA) às prefeituras, de documentos exigidos para o cumprimento de formalidades.
Agora, quando está em andamento o processo de obtenção da licença de instalação, que dará ao empreendedor o direito a iniciar o 'ataque às obras', há uma série de exigências a serem cumpridas pelo empreendedor, sessenta e três, para ser mais exato, colocadas no Parecer Técnico da Cetesb. Todas elas consistem em aperfeiçoamento dos programas socioambientais colocados no EIA-RIMA, que considerou a obra ambientalmente viável.
Muitas delas são relativas aos programas de gerenciamento de desapropriações e reassentamento, de comunicação social, de planejamento das obras, de gestão e monitoramento ambiental das obras, de adequação ao projeto executivo, de apoio à prefeituras e gestão de usos lindeiros e outras medidas acrescidas ao Parecer Técnico Cetesb, que concluiu:
"• se trata de empreendimento de utilidade pública, com benefícios estratégicos para o sistema de transportes e para a logística do Estado de São Paulo;
• os impactos ambientais do empreendimento poderão ser mitigados com a devida implementação dos programas ambientais propostos pelo empreendedor e das medidas indicadas neste Parecer, elaboradas pela equipe técnica da CETESB e outros órgãos consultados;
entende-se que o empreendimento é ambientalmente viável, desde que atendidas, nas várias fases do licenciamento ambiental do empreendimento, as exigências elencadas a seguir:" leiam EXIGÊNCIAS.
A pergunta é: QUEM NOS REPRESENTA NESSE PROCESSO DE OBTENÇÃO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO? ATÉ O MOMENTO, APENAS O EMPREENDEDOR RESPONDE AO ÓRGÃO LICENCIADOR SOBRE AS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS... APENAS O EMPREENDEDOR, REPITO...
Confiram as exigências, no link acima, e comparem aos procedimentos que vêm sendo adotados pelo empreendedor...

Nenhum comentário: