quarta-feira, outubro 03, 2007

PORTO: governo Serra investirá MIL REAIS, em 2008

A Proposta Orçamentária 2008, do Governo do Estado de São Paulo, está tramitando na Assembléia Legislativa. Toda essa conversa de deputados, prefeitos, vereadores e outros interessados em obras que resultem no desenvolvimento das atividades portuárias em São Sebastião deve ser fundamentada através de emendas que reforcem o orçamento 2008 da Secretaria Estadual de Transporte.

Segundo a proposta orçamentária, enviada em 28 de setembro de 2007, a Companhia Docas de São Sebastião terá a sua disposição R$ 1.000, no próximo exercício. Essa montanha de dinheiro consta do programa ‘Modernização do Sistema Portuário Paulista’ - código 1610. O programa relaciona apenas uma Ação, denominada ‘Ampliação da Capacidade Operacional do Porto de São Sebastião’, código 1423.

O que o governo do estado planeja realizar com apenas R$ 1.000 aplicados em ‘Ampliação da Capacidade Operacional do Porto de São Sebastião’? A descrição programática informa o seguinte, sobre a ação proposta: ‘ADEQUAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO - PDZ - IMPLANTAÇÃO DE INSTALAÇÃO PARA O CARREGAMENTO DE PRODUTOS LÍQUIDOS (ÁLCOOL), DE NOVOS ARMAZÉNS E DE ÁREAS DE ESTOCAGEM PARA ÁLCOOL’.

Com isso, encerram-se as especulações a respeito das pretensões do governo do estado relacionadas ao Porto de São Sebastião: abrir espaço para a privatização, direcionando o plano de desenvolvimento portuário ao mercado de granéis líquidos, mais especificamente, álcool. É o que se deduz, após a leitura da proposta orçamentária, na qual também não há sinal de recursos para obras de duplicação da Rodovia Tamoios. Faz sentido...

Leia:
Proposta Orçamentária 2008 (5,58 MB) – páginas 752 e 753

Um comentário:

Anônimo disse...

PERFEITO.