sexta-feira, abril 15, 2011

INSTITUTO ACQUA ATRASA SALÁRIOS DE MARÇO

Sem que até aqui houvesse qualquer explicação a respeito de quando a situação será solucionada, os salários do mês de março dos funcionários do Instituto Acqua ainda não foram pagos. Em junho de 2009, a empresa e a Prefeitura de São Sebastião firmaram parceria com o objetivo de “reestruturação da gestão e execução da Estratégia de Saúde da Família [ESF] em São Sebastião”.
No dia 1º de março de 2010, oito meses após o inicio das atividades, o Termo de Parceria foi regulamentado, através do Decreto nº 4734, editado naquela data e com efeito retroativo ao dia 16 de julho de 2009, segundo o artigo 3º desse documento. O que fazer, nesta aldeia acontece de tudo.
Além dessa questão atual, há pelo mais uma em aberto: as contribuições sindicais são descontadas mensalmente dos funcionários, mas eles não estão sindicalizados, porque a empresa não indicou qual seria o sindicato de classe, o que acarretou o não-pagamento do dissídio, em outubro de 2010.
O prefeito e o secretário de Saúde se reuniram hoje com representantes do Comuss - Conselho Municipal de Saúde para examinar a situação. A esta hora já devem ter tomado alguma providência, porque os serviços correm risco de paralisação. Não há muitas alternativas; a meu ver, apenas duas:
1ª) O Instituto Acqua soluciona as questões mencionadas, depositando os salários atrasados, regularizando a situação sindical dos funcionários e pagando o dissídio, retroativamente ao mês de outubro de 2010; ou
2ª) O governo municipal intervém na execução do contrato de gestão, conforme lhe atribui essa prerrogativa e responsabilidade o artigo 16, da Lei nº 1872, de 4 de julho de 2007,  que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações Sociais e dá outras providências.
O exame dessa questão enseja a verificação do certificado de qualificação do Instituto Acqua, como OSCIP, pois o documento disponível no site da empresa expirou no dia 30 de junho de 2010 e não há informação sobre sua renovação ou de procedimentos para esse feito.
É isso o que temos, enquanto aguardamos mais notícias sobre o encontro de hoje entre o prefeito, o secretário de Saúde e membros do Comuss. Provavelmente a imprensa local não publicará notícias desse encontro. Ainda bem que informação tem uma propriedade especialíssima: vaza. Isso é muito importante numa aldeia em que o governo prefere calar-se, omitir-se ou mentir.
Mais notícias: digite Instituto Acqua na caixa ‘Pesquisar este blog’, localizada na coluna à direita, no alto da página inicial.

CORREÇÃO:

Um comentário deixado por um leitor corrige acertadamente a qualificação do Instituto Acqua. Trata-se de uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e não de uma OS - Organização Social. Isso submete o Termo de Parceria firmado entre a Prefeitura de São Sebastião e a empresa aos dispositivos da Lei nº 9790, de 23 de março de 1999, artigos 12 e 13, nos aspectos relativos à fiscalização de sua execução, alerta o comentário:
Art. 12. Os responsáveis pela fiscalização do Termo de Parceria, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade na utilização de recursos ou bens de origem pública pela organização parceira, darão imediata ciência ao Tribunal de Contas respectivo e ao Ministério Público, sob pena de responsabilidade solidária.
Art. 13. Sem prejuízo da medida a que se refere o art. 12 desta Lei, havendo indícios fundados de malversação de bens ou recursos de origem pública, os responsáveis pela fiscalização representarão ao Ministério Público, à Advocacia-Geral da União, para que requeiram ao juízo competente a decretação da indisponibilidade dos bens da entidade e o seqüestro dos bens dos seus dirigentes, bem como de agente público ou terceiro, que possam ter enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público, além de outras medidas consubstanciadas na Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, e na Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990.
§ 1o O pedido de seqüestro será processado de acordo com o disposto nos arts. 822 e 825 do Código de Processo Civil.
§ 2o Quando for o caso, o pedido incluirá a investigação, o exame e o bloqueio de bens, contas bancárias e aplicações mantidas pelo demandado no País e no exterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais.
§ 3o Até o término da ação, o Poder Público permanecerá como depositário e gestor dos bens e valores seqüestrados ou indisponíveis e velará pela continuidade das atividades sociais da organização parceira.

30 comentários:

Anônimo disse...

Ate a data de 16/04/2011 nenhuma providencia foi tomada diante dessa situação!nao deram nenhuma satisfaçao aos funcionarios dos psf!

Anônimo disse...

Isso é um absurdo ainda ameaçaram os funcionários que fizessem greve seriam mandados embora por justa causa.
O funcionário trabalha o mês inteiro por que precisa do salario conta com aquele dinheiro,que ja é um salário que esta defasado,cheqa no dia dele recebe cadê o dinheiro ?????????

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma correção quanto a Lei 1872/2007: A lei dispõe sobre a qualificação de pessoas juridicas de direito privado, sem fins lucrativos como OS e não como OSCIP (caso do ACQUA), portanto, não é um contrato de gestão e sim um termo de parceria.

Lei 9790 de 1999 - Lei das Oscip

Art. 12 Os responsáveis pela fiscalização do Termo de Parceria, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade na utilização de recursos ou bens de origem pública pela organização parceira, darão imediata ciência ao Tribunal de Contas respectivo e ao Ministério Público, sob pena de responsabilidade solidária.

Anônimo disse...

Continuação...
Art. 13 Sem prejuízo da medida a que se refere o artigo anterior, havendo indícios fundados de malversação de bens ou recursos de origem pública, os responsáveis pela fiscalização representarão ao Ministério Público, à Advocacia-Geral da União, para que requeira ao juízo competente a decretação da indisponibilidade dos bens da entidade e o seqüestro dos bens dos seus dirigentes, bem como de agente público ou terceiro, que possam ter enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público, além de outras medidas consubstanciadas na Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992, e na Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.
§ 1º O pedido de seqüestro será processado de acordo com o disposto nos artigos 822 e 825 do Código de Processo Civil.
§ 2º Quando for o caso, o pedido incluirá a investigação, o exame e o bloqueio de bens, contas bancárias e aplicações mantidas pelo demandado no país e no exterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais.
§ 3º Até o término da ação, o Poder Público permanecerá como depositário e gestor dos bens e valores seqüestrados ou indisponíveis e velará pela continuidade das atividades sociais da organização parceira

Vitório M. M. Papini disse...

Grato pela reparação a respeito da qualificação do Instituto Acqua. Você tem razão, é uma OSCIP.
No mais, permanecem válidos os termos da postagem, como determinam os dispositivos da Lei 9790, que vc teve o cuidado de informar, a mim e aos demais leitores.
Obrigado!

Anônimo disse...

ALGUMA NOVIDADE DESSA VERGONHA?

Anônimo disse...

isso tem ultrapassar as fronteiras da serra do mar. imprensa local [rádio,imprensa escrita] não adianta.são todos "amigos" da administração criminosa dessas cidades. o mais incrivel é vasculhar na net e só ver este blog falando no assunto.

GREVE JÁ !

Vitório M. M. Papini disse...

Mesma situação por enquanto. Sobre divulgação, acrescento ao comentário acima que a Rádio Morada também tem apresentado o assunto, no Jornal da Morada - FM 95.5, a partir das 8h30.
Obrigado!

Anônimo disse...

Vitório

e mesmo a morada apresentando o assunto, e[acredito eu]os funcionários e população falando no rádio não ha qualquer interesse da prefeitura ou da empresa em resolver o empasse?

Anônimo disse...

coloquei o link de teu blog no twitter,pois ao q parece é a UNICA fonte de informação sobre o assunto na INTERNET INTEIRA!

Vitório M. M. Papini disse...

É...parece que eles não perceberam a gravidade da situação. Mesmo no caso deles, irresponsáveis de alto calibre, é muito estranho o silêncio. Mandei um e-mail, em linguagem 'diplomática' para a ouvidoria. Sobre o twitter, eu postei as mensagens @vitoriommpapini
Obrigado pela atenção e estímulo!

Vitório M. M. Papini disse...

Cometemos um lapso...a edição de hoje do Imprensa Livre traz matéria a respeito http://www.imprensalivre.com/busca/top_busca.php?edit=3&id=38150

Odeio ser "anônimo" disse...

Finalmente encontrei artigos (blogs) sensatos sobre o que temos visto nesse governo. Estou impressionada com o comportamento da imprensa que não denuncia o caos que tem sido a administração municipal, mostrando claramente o total despreparo do prefeito eleito e o comportamento de seus cargos comissionados que não dominam minimamente as competências para o enfrentamento das questões que assolam o quadro político do município. Choque de gestão se faz com competência, liderança e habilidade, nunca com a instalação do caos. Não nos resta muito a fazer a não ser rezar a Deus para que Ele tenha piedade de nós.

Odeio ser "anônimo" disse...

A saúde, em São Sebastião, está na U.T.I. Há poucas possibilidades de cura.

Vitório M. M. Papini disse...

Obrigado pelo reconhecimento.
VMMP

Anônimo disse...

ACABEI DE LIGAR NA VANGUARDA E DENUNCIAR. SE PUDEREM FAÇAM TB,POIS FAZ PESO...

1239466220.

DIGAM QUE QUEREM DENUNCIAR.

Anônimo disse...

bom... isso esta se repetindo so que agora em osasco, dezembro foi pago em 12/12 e janeiro ate a data de hj não pagaram.... é osso


pac osasco

Anônimo disse...

A mesma palhaçada continua hoje é dia 18/01/2012 e até agora nada de pagamento

Anônimo disse...

Toda região de osasco está sem pagamento até hoje e o que é pior sem explicações também todo dia está sendo depositado e nada e um falta de compromisso da empresa......
Pacs OSASCO

Anônimo disse...

o Gloriaaaaaa caiu o salario no dia 20!!! após o prefeito ter ido ao instituto meu deus ate q ponto chegamos e acreditamos q ira atrazar de novo.......

Anônimo disse...

hj dia 07 e salario de novo aresposta é sem previsão....osasco vai parar de novo!!
pacs osasco

Anônimo disse...

Sem previsão de pagamento do mês de Janeiro/2012 do Instituto Acqua em Osasco. O Acqua diz que a Prefeitura não efetuou o repasse, a Prefeitura diz que o Acqua não passou as informações corretas. enquanto isto, nós, os Agentes Comunitários, Técnicos e Enfermeiros, que trabalhamos andando no sol quente e na chuva, ficamos no meio da briga, sem recebermos nosso salário.Nossas contas estão sendo pagas com atraso desde o mês de Dezembro. Janeiro foi pago somente no dia 20. Fevereiro, só Deus sabe quando receberemos. Mas com certeza, nossos políticos maravilhosos, nosso prefeito maravilhoso, ah, estes já estão com os deles no bolso. E que se lasquem os outros. O pior de tudo é que mesmo quando é pago, não vem com nenhuma retratação, não há multa por falta de pagamento fora do prazo. Serviço Público não tem defesa. Se você reclama, pode até ser punido com uma demissão. E as rescisões dos que são contratados por prazo determinado que nunca são pagas. Os contratos vencem, liberam o documento de rescisão para que retiremos o FGTS, mas o valor da rescisão em si NUNCA é pago. Pra quem vamos reclamar? Pro Papa? Esta é a nossa cidade progresso, onde só cresce mesmo o cofre dos políticos que temos, que só lutam pelo próprio patrimônio. Na hora de se eleger, correm em tudo que é canto pedindo votos. Depois, que se dane o cidadão!

Vitório M. M. Papini disse...

Lamento o que está acontecendo com vcs. Acionem o Conselho Municipal de Saúde para que ele investigue e tome providências; o conselho municipal de Saúde pode e deve intervir nesta questão.

Boa sorte,
Vitório M. M. Papini

Anônimo disse...

então há uma pessoa do conselho municipalde saude intervindo mas a posição que temos é q o instituto não manda a documentação correta e com isso a secretaria das financas não pode liberar opagamento esta dificil,sabemos que nossos municipes não tem culpa mas tbem fazer visitas assim esta dificil... hoje paramos a prefeitura apenas tivemos a resp.q estão em negociaçao.......jesus é osso,

Anônimo disse...

segue email do conselho

mail: cns@saude.gov.br

Vitório M. M. Papini disse...

Nesse caso, o Conselho Municipal de Saúde, seu presidente, deveria agir, acionando o MP, porque se trata de situação que coloca em risco iminente a qualidade e o andamento da prestação de serviços à população.
É uma situação considerada gravíssima e certamente o MP vai investigar e encaminhar à Justiça um pedido imediato de suspensão dos repasses , bloqueio de contas etc.
Caso o presidente do Conselho não aja nesse sentido, qualquer um dos membros do conselho ou dos funcionários envolvidos pode fazê-lo. Nesse caso, o MP agirá imediatamente, estejam certos disso.
Outra coisa, nesse tipo de contrato, a prefeitura é corresponsável...

pcs osasco disse...

obrigada pelas informaçãoes estaremos acionando o cns,

Anônimo disse...

Outra vez a mesma palhaçada o pagamento saiu hoje dia 14 de fevereiro e os atrasos das nossas contas quem paga estão nós fazendo de palhaços ,,,na hora de pedir votos essa cambada de carniça sabe nós procurar,,,,,,,,,,,,

Anônimo disse...

Esse mes de Dezembro atrasou de novo o pagamento dos acs de osasco e sempre a mesma desculpa a prefeitura de não repassou do dia 07 de Dezembro fomos receber dia 13/12 isso e um absurdo eo pior que não podemos reevindicar pois somos ameaçados de ser demitido por justa causa

Anônimo disse...

O salario dos funcionarios da Prefeitura de Osasco esta sendo adiantado Décimo terceiro ,vale e os agente de saúde sem receber,sendo humilhados agora ja estamos preparado para o atraso da 2 parcela do 13 terceiro Isso e uma vergonha Prefeito de Osasco Doutor Emidio e o senhor que fala que somos as meninas dos seus olhos palhaçada falta de respeito na tempo da politica faltou nos levar no colo para eleger seu candidato Jorge Lapas